Banner do post Clínica Digital para autismo: conheça a ciência por trás do serviço da Genial Care
Banner do post Clínica Digital para autismo: conheça a ciência por trás do serviço da Genial Care

Clínica Digital para autismo: conheça a ciência por trás do serviço da Genial Care

Na Genial Care acreditamos que todas as crianças merecem aprender e atingir todo seu potencial, respeitando as singularidades de cada um. Por esse motivo, temos a primeira Clínica Digital para autismo do Brasil, um serviço que combina treinamento de pais com intervenções diretas à criança. Neste texto, te explicamos melhor como isso funciona.

Nosso objetivo é potencializar o desenvolvimento de quem está no espectro e promover o bem-estar de todo núcleo familiar. Afinal de contas, estudos já realizados demonstram a importância da saúde mental da família para a criança com autismo.  

O que é uma Clínica Digital para autismo? 

Partindo do princípio, vamos entender o significado da nossa clínica digital para autismo. Esse serviço se trata de um modelo híbrido (que combina o físico e o digital) com o objetivo de fornecer resultados clínicos para a criança e pessoa cuidadora, enquanto foca na construção de um ambiente de intervenção e evolução para quem está no espectro. 

Inicialmente, as intervenções serão aplicadas por profissionais da psicologia especialistas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o autismo. Isso porque essa é uma prática baseada em evidências recomendada pela OMS para pessoas no TEA. 

Mas o serviço tem o objetivo de integrar áreas que realizam esse atendimento, como fonoaudiologia e terapia ocupacional. Profissionais dessas especialidades integram a equipe, prestando um serviço de consultoria e monitoramento do caso, como veremos mais a seguir.

Assim como a criança, a família também precisa de cuidado, pois ela é um ponto fundamental no processo de desenvolvimento da criança. Por isso, definimos objetivos separados para cada um:

Objetivos para a criança

  • Desenvolver novas habilidades: comunicação, atividades do dia a dia, habilidades do brincar;
  • Melhora de comportamentos desafiadores; 
  • Maior independência e melhor futuro. 

Objetivos para os pais

  • Confiança: o cuidador aprende a estimular o desenvolvimento da criança;
  • Atividades do dia a dia: o agente de cuidado indica combinados que a família deve realizar na rotina diária para melhora dos comportamentos desafiadores e desenvolvimento;
  • Práticas de regulação emocional para mais descanso;
  • Rede de apoio: treinamento parental com suporte e acompanhamento contínuo. 

Por meio desta perspectiva, aplicamos nossa metodologia. 

Por que padrão ouro em intervenção para o autismo? 

Quando uma família confia na Genial Care para as intervenções, entendemos que elas estão colocando sob nossos cuidados seus tesouros mais preciosos: seus filhos e filhas. Por isso, um modelo de intervenção para o autismo que seja padrão ouro é o mínimo que podemos oferecer a essas famílias em troca. 

Mas o que exatamente isso significa? Que construímos uma rede de excelência clínica, com psicólogos especialistas em ABA e outros profissionais e metodologia baseada em evidências científicas. 

Quem faz parte dessa clínica digital para autismo?

Cada família tem seu próprio time de cuidado. São profissionais especialistas em autismo e que vão ser responsáveis tanto pelas intervenções diretas com a criança quanto pelo treinamento de pais. Essa equipe é formada dos seguintes profissionais:

  • 1 aplicador (profissional de psicologia): é quem tem contato com a criança e a estimula, promovendo o processo de ensino/aprendizagem; 
  • 1 agente de cuidado (profissional da psicologia): é o principal ponto de contato da família. Sua função é apoiar e ensinar o cuidador a promover o desenvolvimento da criança;
  • 1 supervisor (profissional da psicologia): responsável por planejar a intervenção, monitorar progressos e garantir a qualidade ética dos nossos serviços;
  • Contamos também com profissionais de fonoaudiologia e terapia ocupacional para auxiliar o time ABA. Esses especialistas prestam consultam e monitoram os casos.

Como funciona a metodologia?

Combinar as intervenções diretas com a criança com o treinamento parental é o ponto-chave que determina a metodologia da Genial Care. 

O serviço de Clínica Digital é formado pelos seguintes aspectos: 

Avaliação integrada da criança e dos pais 

Esse primeiro passo é importante para aplicar a metodologia levando em consideração a individualidade de cada criança e o contexto familiar como um todo. 

As especialidades que integram essa etapa são as seguintes: 

  • Fonoaudiologia
  • Terapia Ocupacional
  • Profissionais especialistas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o autismo. 

São esses profissionais que realizam uma série de avaliações clínicas, que descrevo abaixo, para acessar o desenvolvimento da criança e da família, a partir do olhar de todos os profissionais envolvidos. 

Intervenção com a criança integrada ao treinamento parental

Tanto as intervenções diretas com a criança, quanto as com os pais, têm suporte científico e são baseadas na ciência do comportamento (ABA). 

Elas são realizadas de maneira integrada, pois o objetivo é que a participação dos pais potencialize resultados, já que ao capacitá-los torna-se possível oferecer à criança um ambiente propício para seu desenvolvimento em tempo integral, não só durante o tempo de intervenção direta.

Existem dois contextos nos quais as intervenções são realizadas: o presencial e o online.

A atuação presencial é realizada no domicílio e é feita diretamente com a criança. Já o treinamento parental é realizado de maneira online.

Avaliações usadas

Observar e avaliar o progresso de cada criança e sua família dentro desse modelo de serviço é essencial para garantir resultados clínicos. Por isso, cada uma das nossas etapas conta com uma ou mais avaliações – diretas ou indiretas – para medir o progresso e definir o planejamento das próximas etapas de tratamento. 

  • Desenvolvimento da criança: Vineland e VB-Mapp 
  • Comportamentos desafiadores: HSQ
  • Menos sobrecarga para o cuidador: Mindfull selfcare scale

Somente monitorando os efeitos das intervenções é possível avaliarmos se elas têm tido os efeitos esperados. É assim que garantimos a qualidade e efetividade do serviço e portanto o nosso padrão de qualidade. 

Como fazer parte da Clínica Digital para autismo?

Quer conversar com a gente e conhecer mais sobre a Clínica Digital? Neste momento temos alguns pré-requisitos para garantir o seu atendimento: 

  • A família precisa morar na cidade de São Paulo;
  • A criança precisa ter de 0 a 5 anos e diagnóstico de autismo;
  • Ter plano de saúde.

Se você se encaixa nesses requisitos, basta acessar nosso site e responder ao nosso formulário para entrarmos em contato.