A ecolalia é um distúrbio do desenvolvimento da fala, que pode estar presente em algumas pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo bem comum para quem está no espectro.
Ela ocorre geralmente durante a infância – tanto com crianças neurotípicas quanto com crianças atípicas – mas pode se prolongar até a vida adulta em alguns casos.
Ainda hoje, a presença de padrões de comportamentos restritos e repetitivos, incluindo a ecolalia, é um dos critérios fundamentais para se traçar o diagnóstico de TEA
A ASHA (American Speech-Language-Hearing Association), define ecolalia como a repetição de enunciados produzidos por outros. Ou seja, como o próprio nome já diz, ela é o eco da fala.
Esse distúrbio da linguagem apresenta diretamente na comunicação vocal – por meio da voz/fala – e podem permanecer como parte do comportamento vocal por algum tempo, de acordo com Fay (1969).
A ecolalia pode ser percebida quando: a criança repete frases que acabou de ouvir, ou que já fazem parte do repertório dela, se frusta durante as conversas e se irrita ao ser questionado.
Para saber mais sobre ecolalia, confira o conteúdo completo sobre o tema, junto com a entrevista com a líder de fonoaudiologia Lílian Kuhn, no Blog da Genial Care.