autismo

Graus de autismo: Conheça quais são e como identificá-los

Através de estudos ao longo do tempo, o diagnóstico de TEA ganhou classificações que hoje conhecemos como graus de autismo. Veja quais são e como identificá-los.

Você já deve ter ouvido falar sobre autismo leve, moderado e severo, né? Esses são os graus de autismo, utilizados para definir o melhor tratamento para cada pessoa de forma personalizada. 

Apesar de ser uma maneira encontrada por profissionais para simplificar, o certo é dizer que pessoas autistas apresentam diferentes níveis de suporte, seguindo os critérios dos manuais diagnósticos.

Desta forma, o autismo leve é utilizado para se referir ao autismo nível 1. Uma pessoa com esse diagnóstico depende menos da família e de apoio externo para realizar as tarefas cotidianas.

Já o autismo moderado se refere ao autismo nível 2 de suporte, que indica necessidade moderada de apoio nas atividades do dia a dia como comer, trocar de roupas ou tomar banho.

O autismo severo, por fim, se refere ao autismo nível 3. Aqui as pessoas podem ser mais dependentes de seus cuidadores para realizar atividades do dia a dia.

Independente do nível, o diagnóstico de autismo não é uma barreira. As intervenções certas, como práticas baseadas em evidências científicas, ajudam no desenvolvimento da pessoa com autismo.

Se você quer entender mais sobre graus de autismo, os sinais de cada nível e como é feito o diagnóstico de TEA, acesse o blog da Genial Care. Nós trazemos especialistas para esclarecer o assunto!